segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Peso: faz ou não diferença no resultado?

Kart com Lastro

Kart com lastro, que são pesos adicionais que são colocados para equiparar os pesos dos pilotos em campeonatos federados

Após a última etapa, alguns pilotos da FKP filosofavam sobre se a diferença dos pesos entre os competidores afetava o resultado das corridas. De cirurgias de redução de estômago a métodos de engorda, foram apresentadas várias idéias, bem como o uso de um lastro pessoal.

Clique aqui para ler a conversa na íntegra!

E você acha que o peso faz diferença no resultado de nossas corridas?

9 comentários:

  1. Acho que devemos comprar uma balança portátil para avaliarmos a média dos pesos. Com isso dá pra comprar os "pesos". Acho uma boa o peso de perna prq dá pra colocar em "qualquer" lugar do kart. E realmente acho que o peso influencia no desempenho do Kart, além de contar com a prática do piloto (acho que isso todo mundo já tem). Podem fazer abaixo assinado que não vou fazer "lipoaspiração" ou emagrecer, como disse o máximo que posso perder são de 2 a 3kg. Podemos estipular um peso máximo de 85kg, quem tiver menos a gente coloca os pesos e quem tiver mais "se vira"rrsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. A idéia das cintas com peso é mais fácil de controlar e instalar. Mas na continuação dessa conversa apresentei pro Douglas uma nova idéia mais econômica e competitiva. Eu imaginei um sistema de lastro virtual, onde os vencedores das última baterias carregariam para a próxima corrida um adicional de 0.1s por volta. Ainda está em rascunho, o lastro duraria 3 corridas, então poderiam chegar até 0.3s de lastro. Esse "peso" contaria na volta mais rápida para formação do grid posterior e aumentaria o tempo final. Em uma corrida com 47 voltas, o lastro 1 somaria 4.7s, com 50 voltas, 5s, etc. os pilotos que ficarem uma volta ou mais atrás do piloto com lastro não ganham posições com aplicação do lastro.

    Acho esse sistema melhor, porque iria equiparar todo mundo, trocando os vencedores das baterias e os poles com mais frequência. Nivelaria peso junto com habilidade e não só peso.

    Mas surge um problema, pois um piloto sem lastro andando colado atrás de um com lastro poderia desistir de ultrapassar o da frente, deixado a corrida sem graça. Por enquanto a idéia que tive para solucionar seria descontar um ponto de cada piloto que ganhar posições na aplicação do lastro. Assim se o segundo desistisse de passar o primeiro (com lastro), ganharia 6 pontos ao invés de 7 na corrida.

    Que acham dessa idéia?

    ResponderExcluir
  3. No começo desse ano eu achava que o peso estava sendo decisivo nos resultados. Com o passar do tempo eu mudei essa opinião quase por completo, mas no nível que a FKP chegou, qualquer coisa pode influenciar. Acho que o lastro seria uma boa adição, por que quanto mais equilibrado, melhor.

    No quesito de qual lastro usar, eu acho que aqueles pesos de perna impraticáveis. Primeiro por que eles são feitos para pesarem 5 quilos no máximo e segundo por que além do peso, os pilotos que usarem isso vão ficar cansados bem mais rápido.

    A idéia do André parece boa. E não acho que teriamos problema com alguém não querendo ultrapassar outro. Ele vai estar traçando a estratégia a sua maneira, trocando seus pontos por uma desvantagem no oponente.

    ResponderExcluir
  4. Ah, uma outra coisa. O tempo do Maycon ali na bateria 2 está errado. Ele fez 21.62.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Lucas de que o piloto pode cansar mais rápido que o outro por causa do peso, acho que deveríamos fazer um teste. O que acham de chamar o pessoal mais "leve" que faz um tempo bom p/ colocar os pesos e fazer uma corrida teste lá (acho que eu posso arrumar os pesos). E lucas, já vi aqueles pesos de 10Kg. Temos que ver todas as possibilidades, acho a idéia do André muito boa também, o F... é o cara "perder" o tempo bom que ele fez por causa do "peso" de outro. Alguém tem mais alguma idéia?

    ResponderExcluir
  7. 1- É complicado esse peso "virtual", se existir uma formula matematica eficaz para fazermos esses pesos virtuais td bem... mais acho complicado...
    2- Dependendo do carro o peso dificulta ou ajuda (estabilidade)e tira a emoção...

    3- Ou o cara ta num dia ruim e por ser mais pesado vai acabar em vantagem e etc... não acho muito viavel.

    4- O certo mesmo seriam os lastros... ou andar com esses pesos de pernas no kart(nao na perna) só afim de aumentar o peso... cada um se pesa e se iguala a 85 kg ou 90 não sei....

    5- Não precisa comprar nada gente.. é soh pegar saco e encher de areia/pedra o que for e completar até que o seu peso total chegue ao peso estipulado....

    6- Cada um fica responsavel pelo seu peso...

    7- Aente compra uma balança portatil e tira a prova antes da corrida....quem tiver com peso a menos não corre.. ou entra com penalidade.. e agente pode colocar uma margem aceitavel pra menos e pra mais...


    bom eu acho q é isso :P

    ResponderExcluir
  8. Carregar saco de areia no kart não tem como! A AMIKA usa cintas na cintura com o peso. Na perna vai cansar, por mais que não mova muito, serão de 5 a 10 kg em cada perna. Eu me disponho em fazer o teste.

    E no caso de perder o tempo, a gente pode considerar o tempo sem lastro virtual para a tabela de recordes, mas para o grid e corrida nós usamos o lastro. Usando peso de verdade nem existiria tempo para "perder". Enfim eu sou a favor dos dois métodos. A competição tem que ser mais justa possível.

    ResponderExcluir
  9. Acho complicado o uso de lastros reais... daria trabalho, ocuparia mais tempo antes das corridas.

    Um sistema virtual, como o André está propondo, creio que seja uma boa solução. Podemos, inclusive, ajudá-lo nisto, utilizando a mão de obra nerds disponível na FKP. Inicialmente jogamos em uma planilha as fórmulas e simulamos, deixamos o arquivo aqui no blog liberado a todos para editarem e colocarem suas opiniões / cálculos. Após chegar em um modelo, podemos simular o campeonato 2009 (a partir da quinta etapa) nessas contas, e ver como ele ficaria hoje... podemos até utilizar o Prime Kart para isso também... e aí tomamos a decisão para 2010.

    Porém, como eu disse ao André, daqui a pouco a FKP vai precisar de um sistema hospedado em um servidor dedicado para definirmos o grid da próxima corrida e atualizarmos a tabela do campeonato... risos...

    ResponderExcluir