segunda-feira, 14 de setembro de 2009

B1 + B2 = B0 (alteração no regulamento)

Atualização em 14/09 às 10:06: votação encerrada em 13/09

Resultado Final: Quarta Proposta (convidar novos pilotos) E Primeira Proposta (no caso da participação de 10 ou menos pilotos na etapa)

Piloto
Voto
Adriano Primeira
André Primeira
Artur Quarta / Segunda
Áureo Primeira
Deivis Quarta
Douglas Quarta / Terceira
Edson Rodrigo Quarta / Segunda
Lucas Quarta / Terceira
Edson Barbosa Quarta
Rafael Primeira
Rodrigo Gomes Quarta
Proposta
Votos
Primeira
4
Segunda
2
Terceira
2
Quarta
6

Atualização em 03/09 às 12:43: colocada a Quarta proposta!
Atualização em 31/09 às 22:09:
colocada a Terceira proposta!

Devido à saída de alguns pilotos, ausência justificável de outros e, em alguns casos, falta de comprometimento com o campeonato (item que será colocado no regulamento de 2010), os pilotos reunidos na última etapa apresentaram algumas propostas para melhorarmos a competitivadade da FKP, e riscarmos do campeonato a monotonia das últimas corridas. Seguem algumas delas, que serão estudadas e votadas, para que o novo modelo já seja utilizado na próxima etapa, dia 20 de Setembro de 2009:
1 – Caso o número de pilotos presentes no local da prova seja superior à dez (10), mantemos as Baterias B1 e B2;
2 – Caso o número seja igual ou inferior à 10, criamos a B0 (b zero!)
3 – Primeira proposta: 
3.1 - Os pilotos da B1 ocupam as primeiras posições no grid de largada, ordenados pela melhor volta da última etapa. Os demais piltos da B2 completam o grid, seguindo o mesmo critério da B1
3.2 – Ao final da corrida, os pilotos são separados em suas baterias, e os pontos serão computados de acordo com a ordem de chegada de cada piloto em sua bateria (em relação aos demais pilotos da mesma), independente da ordem final da corrida com todos os pilotos
3.3 – Exemplo: (baseado no grid de largada da última etapa – 29/08):
Grid de Largada: 1 – André (B1), 2 – Artur (B1), 3 – Ribeiro (B1), 4 – Freitas (B1), 5 – Monteiro (B1), 6 – Andrade (B2), 7 – Barbosa (B2), 8 – Neto (B2), 9 – Gomes  (B2), 10 – Paulo (B2)

Ao final da corrida, os pilotos serão separados por suas baterias, e a classificação e o pódio são formados pela ordem de chegada dos mesmos. Baseado no grid acima, e pela lógica que as posições não se alterariam, o pódio e a pontuação ficam assim:

B1: 1 - André (10 pontos), 2 - Artur (7 pontos), 3 - Ribeiro (5 pontos)
B2: 1 - Andrade (10 pontos), 2 - Barbosa (7 pontos), 3 - Neto (5 pontos)



4 – Segunda proposta:
4.1 – Os melhores tempos dos pilotos na última etapa são ordenados, do menor para o maior, independente da bateria, formando o grid de largada
4.2 – Ao final da corrida, é utilizada a pontuação do primeiro até o sexto colocado; a partir da sétima colocação não há pontos
5 – Terceira proposta:
5.1 – Os melhores tempos dos pilotos na última etapa são ordenados, do menor para o maior, independente da bateria, formando o grid de largada
5.3 – Ao final da corrida, é utilizada a pontuação separando os pilotos que correriam na B1 e na B2
6 – Quarta proposta:
6.1 – Serão convocados novos participantes, formando duplas ou não, para preencher, por sorteio, as Baterias B1 e B2, buscando que as duas tenham o mesmo número de pilotos, na medida do possível
6.2 – O regulamento de 2009 é mantido como está, sem alterações
7 – Os karts serão escolhidos conforme a regra atual, da última para a primeira posição
8 - O grid final da B1 e da B2 na etapa é utilizado para a montagem do próximo, como temos feito em todas as corridas, independente se houve ou não B0
9 – Independente da proposta escolhida, os pilotos que faltaram à última etapa são alocados ao final do grid, e escolhem os karts por último, conforme a regra atual  

10 – A proposta escolhida entra em vigor para as etapas restantes,  incluindo a Super Final.
Para que ninguém diga que não sabia, não leu e não votou porque não foi comunicado, fica a decisão da adoção ou não deste modelo para o dia
13 DE SETEMBRO DE 2009
 
uma semana antes da próxima etapa, e com três semanas para debatermos e votarmos o assunto. Só serão aceitos comentários e votos sobre este assunto no blog da FKP.

33 comentários:

  1. pra que uma única bateria se havéra distinção de bateria? Não entendi!

    Ou é uma bateria, ou duas! duas em 1 nao dá! Claro q era uma maneira de resolver o problema de um dos pilotos da DDR, mas não concordo.

    Se for uma unica bateria na proxima corrida, o grid tem q ser do menor para o maior em relação ao melhor tempo de cada piloto, cria-se um grid inteiro em relação ao tempo dos pilots SEM DISTINÇÃO.( em caso de uma bateria o tempo não pode ser separado, o tempo foi conquistado pelo piloto na mesma pista, vai acontecer de gente com o melhor tempo de q outros largando atras, não acho justo.)

    Outra saida a manter as duas baterias e não prejudicar ngm que tenha feito uma estratégia nesse contexto de duas baterias, seria completar as outras baterias com convidados, ou até arranjar novos participantes para o campeonato.

    Bom é isso, qualquer idéia a resolver isso é válida, mais achei essa muito confusa!

    ResponderExcluir
  2. Edson Rodrigo, essas propostas são para aumentar a competitividade do campeonato, não para aumentar (ainda mais) a diferença da equipe (e dos pilotos) da DDR em relação aos demais... risos...

    Ok, você concordou com a Segunda Proposta (item 4). Vamos aguardar as demais opiniões...

    Quanto a colocar convidados, ou chamar novas pessoas para o campeonato, creio que não resolveria o principal problema: pista cheia em uma ou duas baterias. Sou a favor de contarmos com quem está participando ativamente do campeonato (em MÉDIA 10 pilotos) e ficarmos em uma bateria só (Primeira Proposta)!

    ResponderExcluir
  3. entendi, e fico com a primeira alterativa (ou proposta), mas temos que eliminar a bandeira Azul (que normalmente prejudica quem esta atrás de uma retomada), sendo assim quem esta em primeiro tem q se virar e passar pelo retardatarios normalmente, sendo assim uma possivel reversão de posição. fazendo essa resalva seria muito legal a competição e não teriamos problema com as ultimas colocações e até daria para ter estratégia de equipe e tal ... tenho dito ... hehehe

    ResponderExcluir
  4. isso isso isso.. segunda proposta.. temos poucas corridas até o final e tem varias pessoas que conhecem gente que tem interesse em participar do campeonato... eles entrariam agora pra ir se habituando para o proximo campeonato, a possibilidade de novos pilotos firmes para o campeonato existe!

    ResponderExcluir
  5. olha pra mim a melhor proposta seria a primeira.. pois todos juntos daria muito mais emoção sem perde as baterias que vem sendo o motivo da descordia...

    ResponderExcluir
  6. Primeira coisa que eu gostaria de dizer é que essa seria uma regra intermitente, apenas para as vezes em que 10 (ou menos) pilotos vão a corrida. Se entrar mais gente no campeonato ou não houver mais faltas, nem precisaremos organizar uma B0 (alternativa que eu acho mais simples, a propósito).

    Segundo, eu gosto mais da segunda opção, mas discordo quanto a pontuação. Não é justo com os pilotos você acabar com uma bateria de 5 pessoas (onde todos eles iriam pontuar) para formar uma bateria bem maior com chances bem menores de pontuação. Pra mim, o ideal seria formar a bateria ordenando os tempos do mais rápido (em 1º) para o mais lento (em último) e no final, definir a pontuação separando os pilotos que correriam na B1 e na B2.

    ResponderExcluir
  7. Ok Lucas, então temos uma terceira proposta.

    Mais tarde atualizo o artigo com ela... valeu!

    ResponderExcluir
  8. Srs,
    Concordo com o Rodrigo Ribeiro acho a primeira proposta muito confusa, ex: eu em 1º lugar da B2 saindo em 6º lugar com a união das baterias tenho grande chances pegar muito tráfego e pilotos lentos não conseguir fazer voltas boas, sendo que se largasse em primeiro de fato poderia impor o meu ritimo de corrida, nada mais justo pois consegui o melhor tempo na corrida anterior. Na segunda proposta acho injusta sem comentários. Como falta apenas cinco etapas acho que não deveriamos mudar o regulamento, deveriamos completar as baterias com convidados e algum desses convidados futuramente poderia a vir se tornar um piloto em 2010.

    Queria deixar um lembrete para os senhores que já participam da FPK hà mais tempo e que ajudaram a fazer o regulamento no fim do ano passado, regulamento de campeonato não se altera durante a temporada pricipalmente em algo tão importante como as baterias, qual motivo de ser ter um regulamento então! Vamos altarando as mudanças durante o ano, não precisam fazer um regulamento!!!( Já ouvi de alguns pilotos em algumas reuniãos da FKP que o regulamento não poderia ser mudado só no proxímo ano com um novo regulamento). Bem, mais deixo vcs à vontade para decidirem o que quiserem.

    Essa é a minha opnião,sou menoria e sei disso, mas não aceito alteração no regulamento campeonato. Fiquem à vontade para decidirem, dependendo da decisão que for tomada retiro o meu carro da pista e encerro o meu campeonato na 12º etapa.

    ResponderExcluir
  9. Conceito de Regulamento: Ato ou efeito de regular; determinação; regra; preceito; conjunto de regras; disposição oficial com que se aplica a execução de uma lei ou decreto.

    sem mais.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho a proposta do Lucas inviável. Utilizando o grid da próxima etapa como exemplo o segundo da B2 ficaria 3 posições distante do primeiro. Ia ter que dar uma remada gigante e passar dois carros pra começar a brigar pela vitória da B2. Esses distanciamentos seriam muito recorrentes, e as brigas de facão, tão populares na torcida, da B2 acabariam. Eu voto na primeira proposta. Assim as chances ficam iguais ao que já existe mas criam uma corrida maluca, o ponta da B2 vai querer passar para fugir do segundo e assim sucessivamente.

    Se fosse unir as duas baterias novamente o sistema de pontuação teria que ser mudado para não prejudicar quem fica no fim do Grid.

    Outro ponto a se considerar é que ir para a B2 às vezes significa aumentar as chances de pontos para o pessoal mais lento e/ou pesado, podendo marcar a mesma quantidade de pontos que os pilotos mais rápidos. O existir da B2 tem base na equalização dos pilotos.

    Por essas razões sou contra a segunda proposta e a proposta do Lucas. Eu voto Proposta 1.

    Falemos, discutamos e votemos.

    ResponderExcluir
  11. Não viaja Deise. A gente só quer uma proposta para melhorar a competitividade das corridas. Concordo com você em partes de que a regulamentação não deve ser mudada. Acho que como somos "amadores" e fizemos uma regulamentação baseada com apenas algumas corridas que tivemos no ano anterior, que teoricamente não tínhamos experiência para tratar eventuais acontecimentos durante o ano. Devemos ter ajustes nela com intenção de melhorar cada ano. A gente está sendo prejudicado por alguns pilotos não terem compromisso com o campeonato. Creio que a 1ª opção seja a mais justa, por mantermos o mesmo B1 e B2 (virtualmente). Acho que deve sofrer só uma mudança, ao invés de arrumar as posições com a última corrida, deve ser composta com a largada da próxima corrida. Assim D. Monteiro, vc não seria prejudicado por largar em sexto na B0. Ex: os 3 1º da B1+ os 3 1º da B2 + O resto compõe conforme o tempo. Ficando assim:
    1. André Licks (21.32) Trident (B1)
    2. Artur Licks (21.32) Trident (B1)
    3. Aureo Freitas (21.42) E2 (B1)
    4. Deivis Monteiro (21.32) DDR (B2)
    5. Rodrigo Ribeiro (21.65) E2 (B2)
    6. Lucas Neto (21.76) BBT (B2)
    7. Edson Barbosa (21.56) KRM (B1)
    8. Douglas Andrade (21.73) DDR (B1)
    9. Rodrigo Gomes (21.80) BBT (B2)
    10. Paulo Souza (22.32) L4D (B2).

    Se as posições não mudarem durante a corrida a chegada ficaria....idem 3.3_2

    Acredito também em colocar pessoas que queiram entrar no meio do campeonato. Isso eu acho a forma mais fácil. Mantendo as mesmas baterias + Novatos. Inclusive eu tenho um amigo que quer correr.
    Devemos tentar conversar com o pessoal e achar uma forma para que ninguém falte ou saia no meio do campeonato. Temos que ver os motivos....

    ResponderExcluir
  12. Prejuca sim Rodrigo, nessa situação largari em 4º colocado no geral da batria, mesmo sendo o 1º da B2, se eu largasse normalmente na B2 em 1º sairia de cara pro vento podendo impor meu ritmo de corrida, com esta situação que vc propoem posso ficar preso no tráfego que vai estar na minha frente podendo até me enrroscar com piloto da B1, olha que coisa linda piloto da B2 é punido por forçar ultrapassagem em piloto da B1!!! Isso que vcs querem não tem cabimento.

    ResponderExcluir
  13. Senhores, acredito que temos uma situação complicada e concordo com o Deivis quanto a ser prejudicado ao se sair atras de outros pilotos mais lentos. Que tal a b2 na frente da b1? Brincadeiras a parte, faltam somente 5 corridas, vamos deixar como está e convidar novos participantes. Fiz um convite essa semana na MSGAS e tenho certeza que vocês tambem tem conhecidos que gostariam de participar. Quantas vagas temos diponivel?
    Meu voto é: Não alterar e convocar um referendo para discutir a mudança do regulamento. Conto com a compreensão de todos.

    ResponderExcluir
  14. A proposta do Edson foi colocada junto às demais, digam aí o que acham!

    ResponderExcluir
  15. Bom, acho que a proposta do Edson é a que mais se encaixa para atual situação. Prefiro convidar mais gente do que aguentar o Deivis reclamando...kkkk brincadeira. Meu voto é para proposta de chamar mais gente

    ResponderExcluir
  16. Eu voto na segunda proposta, mas no caso dos convidados não aparecerem eu voto na segunda!

    ResponderExcluir
  17. Artur não comenta blog quando vc tá chapado, ninguém entende!
    Mudo meu voto pra quarta proposta, inclusive sugiro chamarmos mais pessoas do que as 2 vagas que temos, afinal não temos grid de 18 pilotos faz tempo.

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto da 4 proposta, mas acredito que são duas questões separadas. A b0 só aconteceria em dias onde tivessem 10 pilotos ou menos, independente de termos 12 ou 30 pilotos na federação (sei as chances são bem menores, mas ainda tem chances, heheheh).

    Mas como estão sendo votadas como uma coisa só, eu mudo meu voto para a idéia de se abrir mais vagas (a quarta proposta).

    ResponderExcluir
  19. OOOOOOOOOOOPS!!! eu voto na quarta, mas no caso dos convidados nao aparecerem eu voto na segunda!!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu gostaria de fazer uma pergunta em separado:

    Existe ALGUÉM que é contra a entrada de novos pilotos no campeonato? Se sim, por que.

    ResponderExcluir
  21. Voto pela quarta proposta, convidando novos pilotos, enchendo os grids, preparando o pessoal para 2010... se isso não se concretizar, voto pela terceira proposta.

    Temos que deixar isso definido. Como disse o Lucas, são questões separadas, do que adianta optarmos pela quarta proposta se ela não se concretizar?

    ResponderExcluir
  22. Douglas, é só chamar mais gente, não é possível que de 10 pessoas que estão correndo, não encontre mais gente para correr.

    ResponderExcluir
  23. Sim, essa é a idéi, inclusive já estou convidando algumas pessoas pessoalmente, e vou colocar um convite no blog para encaminharmos por email... mas o que estou questionando é:

    Caso não consigamos mais pessoas para correr, qual das propostas vai valer? Senão, toda essa discussão não vai dar em nada... risos... amanhã computo os votos e atualizo o artigo, lembrando que a votação é até o dia 13/09, domingo.

    ResponderExcluir
  24. até no presente momento em que eu votei era a segunda por opção... mais como desde o primeiro post defendi em convidar mais gente meu voto é para a quarta proposta!!

    ResponderExcluir
  25. Então neste caso, meu voto fica o primeira opção é a 4º proposta e a 2º opção será a 3º proposta

    ResponderExcluir
  26. Certo Edson Rodrigo, e se não houverem mais de 10 participantes? No que você vota (como fez o Rodrigão)... em alguma das propostas (segunda - como já havia votado) ou em não alterar o regulamento (como o Deivis)?

    ResponderExcluir
  27. sim, caso não complete segunda proposta!

    Tenho uma dupla interessada é soh os srs Aprovarem e eles começam...


    Abs,

    ResponderExcluir
  28. Manda a dupla!! Chamem quantos puderem! Vamos completar o grid com quantos quiserem experimentar o campeonato!

    ResponderExcluir
  29. Se eu não me engano eu já tinha votado aqui. Anyway, voto na primeira proposta. Estou com preguiça para explicar o motivo.

    ResponderExcluir
  30. Certo. E vamos chamar o pessoal direto pra corrida ou montamos um artigo e pedimos um certo "cadastro" antes?

    Eu prefiro o cadastro, por que assim não corremos o risco de ter mais de 18 pessoas no domingo.

    ResponderExcluir
  31. Lucas, vou postar hoje um artigo sobre a chamada do pessoal novo, aí pedimos um "cadastro", apenas informativo, de quem vai com os dados (nos comentários mesmo), evitando assim mais de 18 pilotos (o que eu duvido muito que irá acontecer).

    Aproveitando, venceu a quarta proposta (chamar novos pilotos) e, caso apareçam 10 ou menos pilotos, é criada a B0, onde alinham a B1, e em sequência a B2, separando os pontos ao final por participante de cada bateria (primeira proposta).

    ResponderExcluir