segunda-feira, 27 de abril de 2009

Resumo da Sexta Etapa

Mesmo com alguns pilotos a menos, a sexta etapa aconteceu nesse domingo e mostrou boas disputas na pista. Antes da prova, houve uma votação para definir se as posições dos ausentes ficariam vagas ou seriam ocupadas pelos pilotos logo atrás delas. Por alguns votos a mais, foi decidido que o grid não ficaria com lugares vagos e os pilotos que estariam para trás ganhariam as respectivas posições.

Bateria 01
Boas Disputas no Pelotão Traseiro


A primeira bateria era cercada por expectativa por que o líder do campeonato, Deivis Monteiro, estava em quarto no grid e ia precisar de muito trabalho para conseguir a vitória. Porém, antes da corrida começar as coisas já ficaram mais fáceis pra ele, já que Maycon Matos, o segundo colocado, acabou faltando. O grid ficou dessa maneira: 1) Elio Fontoura, 2) André Licks, 3) Deivis Monteiro, 4) Douglas Andrade, 5) Rodrigo Gomes, 6) Leandro Fontoura, 7) Edson Barbosa, 8) Lucas Neto.

Tudo corria bem até a curva 2 da segunda volta. Licks vem forte perseguindo E. Fontoura e na hora da freiada, acaba perdendo o controle do kart que roda e fica de frente para os pneus, ficando parado e perdendo todas as posições. Com a frente livre, Monteiro passa a perseguir E. Fontoura de perto. Com os dois imprimindo um forte ritmo, eles deixam os outros pilotos pra trás e parte para uma briga mano a mano.

Enquanto isso, no pelotão de trás, L. Fontoura sofria com a pressão de Barbosa. Num erro na curva 4, Barbosa aproveita e coloca seu kart lado a lado com ele, fazendo a ultrapassagem. Para piorar, Neto vinha com velocidade logo atrás e aproveita os pilotos mais lentos para também superar L. Fontoura e por pouco não também não ganhar a posição de Barbosa. Porém, Barbosa não consegue abrir espaço e passa a ser pressionado por Neto. A briga deixa os pilotos mais lentos e não demora muito para Licks alcançar os três pilotos.

Depois de várias voltas nessa situação, um acontecimento inusitado. Neto, percebendo que seria muito complicado ultrapassar Barbosa, cede a sua posição para L. Fontoura e Licks. Segundo ele "foi para melhorar meu traçado e melhorar várias coisas na minha técnica de pilotagem. Meu kart não estava bom e ia ser muito difícil conseguir a ultrapassagem, então resolvi abrir mão de 1 ou 2 pontos para tentar acertar meu traçado."

Com isso, L. Fontoura passa a pressionar Barbosa na tentativa de conseguir recuperar sua posição. Curiosamente, isso acontece da mesma maneira que antes. Barbosa erra na curva 4 e antes da próxima curva, L. Fontoura consegue a ultrapassagem. Depois, é a vez de Licks tentar ganhar a sexta posição, mas ele acaba sendo atrapalhado pelos líderes e por Neto, que ainda tentou ganhar uma posição para não ficar em último.

Resultado Final da Primeira Bateria
Posição. Piloto (Equipe)
1. Elio Fontoura (E2)
2. Deivis Monteiro (DDR)
3. Douglas Andrade (DDR)
4. Rodrigo Gomes (BBT)
5. Leandro Fontoura (MKT)
6. Edson Barbosa (KRM)
7. André Licks (Trident)
8. Lucas Neto (BBT)




Bateria 02
Quase Nada


A segunda bateria teve 3 desfalques. Ivan Torres e Edson Torres da Les Manos, e Rafael Alves não participaram. Com isso, apenas seis pilotos largaram. Na ponta do grid estava Victor Costa, seguido de 2) Luca Facchin, 3) Rodrigo Ribeiro, 4) Leonardo Navarro, 5) Adriano Oliveira e 6) Vinícius Martinez.

Depois da largada, era claro os problemas enfrentados por Facchin. Costa conseguia abrir uma boa vantagem em relação a ele e Ribeiro pressionava para tentar a ultrapassagem. Depois de resistir bravamente durante várias vezes, Facchin acaba escapando na curva 4, deixando a porta completamente aberta para Ribeiro, que não deixou a oportunidade passar, pulando para a segunda posição. Depois, foi a vez de Oliveira aproveitar um erro e subir uma posição, ganhando a colocação de Navarro.

Com essas posições definidas, a corrida ficou estagnada. Ribeiro fazia uma boa prova, mas Costa conseguia boas voltas na ponta e não permitiu nenhuma aproximação. No final, ele ainda acabou fazendo barba, cabelo e bigode quando cravou a melhor volta da prova.

Resultado Final da Segunda Bateria
Posição. Piloto (Equipe)
1. Victor Costa (Brow Gp)
2. Rodrigo Ribeiro (E2)
3. Luca Facchin (ET)
4. Adriano Oliveira (MKT)
5. Leonardo Navarro (Brow GP)
6. Vinícius Martinez (Trident)



Resultado Geral

Depois de mais uma vitória de Elio Fontoura, a diferença entre ele e Deivis Monteiro cai para apenas 1 ponto. No campeonato de equipes, E2 fica apenas 5 pontos atrás e parte para a briga direta. Outro destaque foi a quebra do recorde de volta da FKP por três pilotos na última etapa. O recorde era mantido por Lucas Neto com um tempo de 21.68, mas foi superado por Victor Costa (21.67), Deivis Monteiro (21.63) e André Licks, que marcou 21.58 e se tornou o novo recordista. A próxima prova está marcada para o dia 17 de Maio e tem como grid de largada formado assim:

Bateria 01
1. Deivis Monteiro (21.63) DDR
2. Victor Costa (21.67) Brow GP
3. Rodrigo Ribeiro (21.71) E2
4. Douglas Andrade (21.75) DDR
5. Elio Fontoura (21.77) E2
6. Luca Facchin (21.88) ET
7. Rodrigo Gomes (22.16) BBT

Bateria 02
1. André Licks (21.58) Trident
2. Leandro Fontoura (21.88) MKT
3. Lucas Neto (21.93) BBT
4. Vinícius Martinez (22.09) Trident
5. Adriano Oliveira (22.12) MKT
6. Edson Barbosa (22.14) KRM
7. Leonardo Navarro (22.34) Brow GP

16 comentários:

  1. Foi uma corrida bem bacana, nas voltas de teste já percebi que não estava com um kart muito bom de arranque, demorava pra retomar nas curvas... Aí quando o deu a largada percebi que o André Licks ligou o turbo mais uma vez...senti ele chegando e fechei a porta, mas ele foi muito prudente e evitou o choque...acho até que logo ele iria me passar ou iamos brincar de trenzinho... porque ele tava forte... Tanto é que o Deivis ficou babando atras de mim a corrida inteira é dificil pq pra defender agente tem que mudar o traçado e aí fica complicado de fazer um bom tempo...
    Parabéns ao meu parceiro Ribeiro que correu muito bem... Se eu tivesse corrido com os fones talvez pudesse saber os melhores momentos de achar o traçado ideal para melhorar o tempo...foi muito legal a aplicação da tecnologia... Alias a título de curiosidade, a F1 se caracteriza por ser o esporte que tem por característica a corrida tecnológica que ao contrario do que muita gente pensa é baseada mais em ciencias aeronauticas do que automobilisticas...

    Lucas, corrige a posição do Rodrigo, se o tempo estiver certo ali ele sai na frente do Douglas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nós tivemos problemas com o rádio, por ser autómatico, o microfone ficava aberto com o barulho do motor, ao invés de ser ativado só quando falávamos e isso ocasionou um ruído no rádio que impossiblitou de usá-lo. Como a FIA proibiu testes durante a temporada, vou colocar o meu segundo piloto do lado de uma máquina de costura ou um perto de um garapeiro e fazer novos testes até corrigirmos esse problema.

    Outro problema que vamos corrigir é o discernimento de certo e errado de Martinez. Durante os poucos minutos que o rádio funcionou eu falei "Olha e tenta aprender alguma coisa", e ele aprendeu, rodou na mesma curva que eu. Minha rodada foi inteiramente minha culpa, tentei forçar por dentro na curva 2, não consegui velocidade suficiente e tive que cravar o freio pra não estragar a corrida do Elio.

    Apesar da minha corrida no modo "Nelsinho Piquet", foi divertido brigar lá no fundo. Já deu pra perceber que a posição de largada conta muito, quase todos defendem muito bem as posições. Na próxima eu vou com mais calma, um desperdício essa pois meu kart estava muito rápido.

    Resumo da Trident, um último e um penúltimo.
    Tomamos a lanterna das mãos da Brow GP e vamos ter que correr atrás, ou melhor, correr na frente pra reverter a situação.
    Mas o novo pacote aerodinâmico melhorou a volta de Martinez em 0.5 seg e me deu o recorde. E o KERS continua funcionando bem!

    Parabéns ao vitoriosos! Espero voltar a bateria rápida daqui 6 semanas e dessa vez brigar de verdade Elio! Hehehe!

    ResponderExcluir
  4. Eu usei o rádio,meu contato de apoio logo na prova ja me atentou que o Facchin estava espalhando muito na curva 4 e foi onde consegui a posição, mais logo depois da minha primeira/unica ultrapassagem meu radio nao funcionava mais, eu andei forte o tempo todo na esperança de um erro do Vitor, teve apenas alguns instantes q eu senti q diminui a distancia dele com base em referencias e quando isso começou a ser significativo chegaram os retardatarios e atrapalhou tudo.

    Estou todo dolorido, mudei a forma de pilotagem drasticamente e com o kart com os pneus ruins tive que segurar demais o kart.

    Enfim, pra mim essa etapa foi a melhor, ganhei uma posição de graça na corrida e uma no campeonato!! (Ivan que não pode comparecer e meu deu o terceiro lugar na corrida e o Maycon que me deu seu 4 lugar no campeonato)

    Já o rádio com o E. Barbosa foi muito produtivo, pude passar varias dicas de ultrapassagens, pontos criticos dentre informações da prova como o tempo. Pude orienta-lo na hora certa de abrir caminho para os primeiro colocados que ja encostaram neles entre outras coisas.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Minhas considerações.

    - Consegui exatamente o que me propus antes da corrida, que era acabar com minhas manias e voltar a encontrar o traçado ideal. Não baixei muito meu tempo, mas agora eu sei exatamente onde posso mudar pra melhora-lo.

    - Meu kart estava bom (tanto que o Rodrigo Ribeiro fez 21.71 nele) mas a retomada do kart do Edson estava bem melhor. Eu conseguia colar na traseira dele, mas na saída das curvas, ele pulava na frente e eu não conseguia emparelhar.

    - A ultrapassagem do Edson em cima do Leandro foi bacana, por que ele espremeu o kart contra os pneus e emparelhou antes da curva 4. Na curva 5, eu aproveitei e fui com tudo pra cima dos dois, ganhei a posição do Leandro com certa facilidade (já que ele vinha por fora) e não passei o Edson por uns 10 cm. Se ele tivesse um pouquinho mais na frente, eu não teria tocado, teria saido mais rápido, passado e teria pista livre pelo resto da prova. E teria sido uma ultrapassagem muito foda.

    - Ultrapassar na reta é muito divertido também. Achei o André duas vezes lento por lá e passei ele nas duas vezes, mesmo não querendo brigar por posições. Não consegui resistir.

    - Já fiquem no aviso que eu acho que não vou estar por aqui na próxima corrida...

    ResponderExcluir
  7. Como o Lucas citou, eu enfrentei uma situação nova para mim com relação a bandeira azul. O Lucas me passou duas vezes quando eu tinha diminuído a velocidade para dar passagem para os líderes, e quando o Leandro também diminuiu pra dar passagem entrou em semi-desespero quando me viu chegando, mas eu freei e dei passagem a ele, afinal a azul não era pra eu passar.

    Fui buscar nas regras algo sobre, nada existe, e no blog achei este tópico que não tem definição nenhuma.
    http://www.fkprimos.com.br/2008/07/bandeira-azul-quem-esta-ilustre.html

    Por esse motivo, peço que alguém me diga qual é a posição da FKP com relação a isso. É permitido tirar vantagem da bandeira azul?

    ResponderExcluir
  8. André, é uma boa questão para se levantar...Já que realmente não existe regra. Vou fazer um post sobre isso e colocamos em votação.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo Elio!
    Tenho uma sugestão, caso seja decidido pela proibição, adicionemos uma regra com o seguinte teor:
    O piloto que estiver brigando por posição não poderá aproveitar-se da diminuição de ritmo do piloto cumprindo bandeira azul favorecendo um terceiro, podendo tentar nova ultrapassagem somente após o piloto mais lento percorrer a curva seguinte ao trecho em que facilitou a ultrapassagem do piloto líder.

    A regra desta forma será eficiente pois força o piloto de trás a seguir no mesmo ritmo do piloto que reduz, impossibilitando a malandragem da azul.

    ResponderExcluir
  10. gente, acho q nao deve proibir, faz parte da corrida tbm o piloto se preparar naonde abrir para a ultrapassagem e como fazer isto! (ele pode diminuir e deixar o lider passar por fora ao inves de por dentro, assim toma uma posição defensiva sobre um oportunista) só que ao mesmo tempo, para os desesperados não será possivel abrir de imediato teria de esperar o melhor trecho, não concordando com isso ai sim eu opto por proibir essas ultrapassagens, mais ao mesmo tempo não podemos ficar proibindo tudo e inibir as disputas nas corrida, é um ato de cavalherismo não se aproveitar, mais tbm acredito que aproveitar nao seja errado!

    ResponderExcluir
  11. Não tem que proibir não. Acontece. Se o André tivesse fechado um pouco mais a porta, eu teria que freiar e pronto.

    A propósito, uma das vezes que eu passei, foi por que ele e o Edson entraram na reta disputando posições e para não bater, ele teve que tirar o pé.

    Coloquei o video na internet pra vocês darem uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=NQ4vRxgeTnw

    ResponderExcluir
  12. Minha corrida se resume em três fatos:

    - a ausência do Maycon Matos, que brigava direto comigo pela terceira posição do campeonato, e me deu de presente o quarto lugar
    - a batida do André Licks, que estava muito mais rápido que o Elinho, mas foi afoito e tentou passar num ponto difícil da pista, dando a todos os pilotos um lugar, e o meu terceiro
    - a quebra do meu melhor tempo também, que, claro, não está entre os melhores, mas me deixa próximo dos líderes nas largadas e no campeonato, o que é fundamental para os planos da DDR em 2009

    Fora isso, aguentei um tempo atrás do Elio e do Deivis, mas não consegui manter o ritmo. Daí foi só controlar a distância do Rodrigão, que estava muito longe, e vocês podem ver no vídeo que a cada volta fícavamos mandando sinais um pro outro, já que não tínhamos mais nada pra fazer...

    A segunda bateria foi BEM monótona... risos... depois que o Luca espalhou e passou a posição pro Ribeiro, nada mais aconteceu.

    Falando em campeonato, a E2 não conseguiu passar a DDR nem na pontuação dos pilotos, nem das equipes... o dia que isso acontecer, pode escrever aí no blog:

    "Pela primeira vez na estória / história da FKP a DDR perde a liderança do campeonato de pilotos ou de equipes..." (risos...)

    ResponderExcluir
  13. Calma láá chefe, mesmo com os meus desfalques estamos colados! Tem muito chão ainda e a diferença são de apenas 5 pontinhos!

    ResponderExcluir
  14. Bom, já vi que a maioria aqui é a contra a regra que propus.
    E como eu sou contra mudar regulamento com campeonato em andamento, a não ser que seja por unanimidade, volto o meu desejo de apenas ter um esclarecimeno quanto o entendimento da FKP.

    ResponderExcluir
  15. Para a corrida da 6º etapa eu e a minha equipe já vinhamos sofrendo certa pressão ambos poderiamos perde a liderança nesta etapa, mas... foi como eu disse já tinha gente contando vantagem antes da corrida começar e tudo podiar acontecer e aconteceu, começou pela falta do piloto Matos (kRM)já ganhei uma posição na largada pulei para o 3º lugar sem fazer força, a corrida começou depois de algumas voltas foi a vez do piloto A.licks dar um presente a mim e a DRR fui para 2º colocação e comecei a caça ao piloto fontoura cheguei muito perto mas não consegui ultrapassalo mas valeu saimos no lucro!!!

    OBS: A propósito para aqueles que ameaçaram, tanto eu quanto a DRR conseguimos resistir na 6º etapa , estamos firmes e fortes na liderança!!!!!!!!

    Um abraço Douglas valeu parceiro!!!!

    ResponderExcluir
  16. Agora que eu fui ver o vídeo que o Lucas "postou" no youtube!
    Huahuahuahua!!
    Sabe Lucas, vendo por esse ângulo realmente foi uma linda ultrapassagem!

    ResponderExcluir