quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Hora de (Re)Aprender!

*** Atenção: se você não vai ler o artigo inteiro, leia pelo menos o item 2 lá embaixo !!! ***

Domingo, dia 01/02 às 18:30 teremos a segunda etapa do campeonato 2009 da FKP. A grande novidade deste dia é a nova pista.

Mas como assim nova pista, se vamos correr no mesmo lugar de sempre? Conforme o regulamento da FKP, cada corrida terá a pista em um sentido. Desta vez, correremos no sentido horário, ao contrário do que estamos acostumados. O objetivo desta mudança é (modo NST - Narrador da Sessão da Tarde - ligado) curtir novas aventuras eletrizantes desta turminha do barulho que vai aprontar altas confusões em mais uma etapa da FKP onde não vão faltar emoções e muito agito (modo NST desligado).

Esta é uma excelente oportunidade para aprendermos, reaprendermos e aplicarmos algumas técnicas fundamentais para um bom desempenho em uma corrida. Sugerimos fortemente a leitura do arquivo "A Arte de Fazer Curvas", disponível AQUI!. Ele contém muitas técnicas de aceleração, freada, retomada, e claro, fazer curvas corretamente, o que dá muita diferença no seu tempo de volta, e no seu desempenho na corrida.

Vamos dar uma olhada na pista, e colocar algumas observações:

1 - A direção do local não recomenda corrermos no sentido horário (contrário do padrão), e desde já, assumimos TODOS os riscos das duas baterias da próxima etapa. Que isso fique bem claro para todos os pilotos. Já vimos pelo menos uma corrida sendo executada desta forma, mas é inédito na FKP.

2 - A grande preocupação que temos que ter é a curva 1, não na largada pois cairemos logo nela, mas a partir da primeira volta, pois a partir da curva 6 e chegando na 7, damos início à uma longa DESCIDA em uma grande RETA rumo à curva 1. Para quem já pilotou lá no sentido antihorário, sabe o que é quando partimos da curva com o pé embaixo, entramos na 2 sem frear e só vamos fazer a frenagem (bem forte, por sinal) na curva 6. Porém, no trecho de SUBIDA, mas mesmo assim a velocidade é grande, e se você não pisar firme no freio, não faz a curva 6.

3 - Quando fomos correr na penúltima etapa de 2008 (relembre aqui), sob forte chuva e uma grande lâmina de água na pista, ficamos receosos quanto ao elevado número de acidentes que poderiam ocorrer, mas por incrível que pareça, devido à prudência dos pilotos, foi a corrida mais tranquila (em todos os sentidos) da FKP, sem nenhum acidente entre os participantes, apesar das constantes rodadas (Lucas?) da maioria dos pilotos. Fizemos uma reunião minutos antes da corrida e pedimos a todos que tivessem cuidado para evitarmos problemas maiores, e tudo correu bem.

4 - Como não haverá tomada de tempo, é fundamental nas poucas voltas que teremos antes da corrida, sentir o seu kart (como acelera, freia, retoma), e principalmente, descobrir a melhor forma de chegar e passar pela curva 1.

Fica aí a dica para que possamos ter mais uma etapa sem acidentes graves e problemas para os pilotos da FKP. Podemos, inclusive, trocar idéias sobre isso nos comentários do artigo.

8 comentários:

  1. Muito bom o Artigo Douglas, é muito importante que tenhamos prudência, se analisarmos neste mesmo desenho da pista, no sentido anti-horário, quando saimos da curva 3 pegamos bastante embalo, passamos pela 2 rapidos para pegar o retão, ali eu mesmo já dei vários toques nos pneus e na primeira corrida até fiquei enganchado, porque entrei rápido demais sem dosar corretamente o freio, isso porque estava entrando na subida. Agora realmente vai ser um trecho perigoso, espero que todos tomem bastante cuidado. Teremos 2 minutos para sentir o Kart, sem valer classificação, por tanto aproveitem para sentir a pista.

    ResponderExcluir
  2. Não eram 3 minutos? Enfim.

    O caso é que se temos que tomar cuidado quando estamos com pista livre, precisa ser EM TRIPLO (ou QUADRUPLO para quem fica dando totós nas curvas) quando tem gente na frente. Um toque ali pode ocasionar em uma batida bem séria, então temos que ser cuidadosos pra ninguém ficar machucado.

    ResponderExcluir
  3. Mais que vai ser uma boa novidade pra todo mundo vai.

    ResponderExcluir
  4. Ah, com certeza. Eu mesmo to muito ansioso pela "nova pista".

    ResponderExcluir
  5. blz pessoal, se vc's virem alguém parado no meio dos carros..(Estacionamento)esse alguém será eu..rss...
    Vamo lá pessoal muita prudência nessa corrida..

    ResponderExcluir
  6. Aproveitando a deixa do Rodrigo, a direção do local informou que aconteceu isso numa corrida neste sentido... o cara parou quase dentro do estacionamento dos carros, e o kart teve que ser gabaritado (consertado ao extremo)... ah, e ainda tem a previsão do tempo com 70% de chuva pra domingo!

    ResponderExcluir
  7. vai ser uma novidade para todos.
    Mais eu acho q deveriamos dar pelo menos umas 3 (três) voltas de reconhecimento antes de comessarmos a corrida.
    Fica ai minha opinião.

    ResponderExcluir
  8. Maycon, vão ser 3 minutos de preparação. Isso deve dar umas oito voltas, mais ou menos.

    Entrar na pista direto pode dar problema e todo mundo precisa saber como está o kart em que está correndo.

    ResponderExcluir