domingo, 11 de janeiro de 2009

Barba, Cabelo e Bigode

Barba, Cabelo e Bigode

bar.ba - ca.be.lo - bi.go.de
1 pelos do rosto masculino 2 alvos de um barbeiro 3 5% dos pelos de Rodrigo Ribeiro 4 automobilismo vencer uma corrida fazendo a melhor volta e a pole position.

Começou a temporada 2009 da Federação de Kart dos Primos de uma maneira que ninguém esperava. Mesmo com novos pilotos e novas regras, os pilotos da temporada passada continuaram dominando as corridas. E como dominaram. Tanto na primeira bateria quanto na segunda, quem largou em primeiro venceu de ponta a ponta. A chuva, que era esperada por muitos pilotos, nem deu as caras. Quem também não deram as caras foram as equipes LosManos e Engenheiros Turbinados. Nenhum piloto das respectivas equipes apareceram nesse domingo para a corrida.

Bateria 01

A primeira bateria foi marcada pelo amplo domínio de Lucas Neto. Depois de uma classificação um pouco tumultuada, o grid ficou assim: 1 - Lucas Neto, 2 - Edson Barbosa, 3 - Deivis Monteiro, 4 - Rodrigo Ribeiro, 5 - Henrique Aguiar e 6 - Leandro Fontoura. Logo na largada, Lucas pula na frente dos outros pilotos e começa a se distanciar. Atrás dele, as posições não mudam, com Barbosa sendo perseguido por Monteiro e Ribeiro, para um pouco mais atrás virem Aguiar e Fontoura.

Com a corrida se desenvolvendo, Barbosa tenta se defender de todas as maneiras, segurando Monteiro e Ribeiro. No pelotão de trás, os novatos Aguiar e Fontoura tentavam acompanhar os outros pilotos. Aguiar ainda conseguia se manter próximo, mas Fontoura tinha diversos problemas com o kart e ficava cada vez mais pra trás. Depois de um tempo de perseguição, Monteiro tenta a ultrapassagem em cima de Barbosa mas se dá mal. Ele acaba parado e perde a posição para Ribeiro e Aguiar, tendo que começar uma corrida de recuperação. Na parte de trás, as coisas pioram ainda mais para Fontoura quando seu kart quebra e faz ele precisar de um outro pra continuar a corrida.

Com isso, Ribeiro passava a pressionar fortemente Barbosa para ainda tentar alcançar Neto. Ele consegue depois de algumas voltas, mas a vantagem que Neto consegue já era tão grande que ele quase nem vê o adversário. Depois, é a vez de Aguiar pressionar Barbosa. Numa das curvas, o inexperiente piloto acaba acertando o kart de Barbosa e faz ele bater nos pneus, perdendo a posição para Aguiar e Monteiro, que vinha atrás. A briga então pelo terceiro lugar fica entre Monteiro e Aguiar, que disputam fortemente. Depois de algumas voltas, Monteiro ultrapassa Aguiar com uma manobra polêmica na curva 3 assume a terceira posição.

Depois disso, tudo se manteve. Neto andava forte na frente e mantinha uma boa folga em relação a Ribeiro, o segundo colocado. Tanto que em determinado momento, acaba chegando atrás do adversário e quase transforma Ribeiro em mais um retardatário.

Resultado Final da Primeira Bateria
Posição. Piloto (Equipe)
1. Lucas Neto (BBT)
2. Rodrigo Ribeiro (E2)
3. Deivis Monteiro (DDR)
4. Henrique Aguiar (Anhanduí)
5. Edson Barbosa (Erasmo)
6. Leandro Fontoura (MT)



Bateria 02

Uma disputa intensa esquentou os ânimos da platéia na segunda etapa. A classificação da segunda bateria foi tranquila, e acabou ficando assim: 1 - Douglas Andrade, 2 - Elio Fontoura, 3 - Rodrigo Gomes, 4 - Maycon Matos, 5 - Adriano Oliveira e 6 - André Aguiar. As posições se mantiveram durante a largada, com Andrade abrindo um pouco de diferença em relação aos outros pilotos. Fontoura também consegue uma situação confortável e depois de uma volta, Gomes e Matos ficam disputando o terceiro lugar e Oliveira e Aguiar brigam pelo quinto.

Na parte de trás, a briga era mais intensa e não demorou muito para Aguiar superar Oliveira. Numa disputa na curva 3, Adriano espalha e André consegue colocar o kart por dentro, indo lado a lado até ganhar a vantagem no curvão. No meio, Gomes tentava abrir de Matos e na frente Andrade e Fontoura faziam uma corrida própria, com a diferença variando a cada volta. Depois de algumas voltas, Matos tenta aproveitar um pouco mais de embalo e tenta uma ultrapassagem ousada na curva 2 em cima de Gomes, mas a tentativa não funciona e ele acaba ficando ao contrário na pista e perdendo a posição para Aguiar. Porém, pouco tempo depois, é Aguiar que se estrepa na curva 2, perdendo todas as posições e caindo novamente para sua posição inicial, o último lugar.

Dai em diante, as atenções ficaram voltadas para os dois líderes da corrida. Andrade era pressionado o tempo todo por Fontoura, que conseguia um desempenho melhor na parte mais travada do circuito. A cada retardatário que eles alcançavam, a diferença caia para quase nada e Fontoura tentava colocar de lado, mas a experiência do campeão de 2008 prevalecia e ele conseguia se defender. E foi assim até o final, numa disputa emocionante que levantava o animo dos companheiros de equipe que estavam na torcida.

Resultado Final da Segunda Bateria
Posição. Piloto (Equipe)
1. Douglas Andrade (DDR)
2. Elio Fontoura (E2)
3. Rodrigo Gomes (BBT)
4. Maycon Matos (Erasmo)
5. Adriano Oliveira (MT)
6. André Aguiar (Anhanduí)




Resultado Geral


No resultado geral da etapa, três equipes acabam quase empatadas pela disputa pelo campeonato de construtores. DDR e BBT ficaram com 15 pontos, logo na frente da E2 que faz 14 pontos. Porém, como na próxima etapa as todas as equipes estarão com seus dois pilotos na mesma bateria, essa diferença irá se modificar. Na parte de pilotos, o campeão de 2008 já sai na frente, tendo como companheiro de liderança Lucas Neto. Para a próxima etapa, as baterias (e grids de largada) ficaram dessa maneira.

Bateria 01

1. Lucas Neto (BBT) 21.68
2. Deivis Monteiro (DDR) 22.01
3. Douglas Andrade (DDR) 22.07
4. Elio Fontoura (E2) 22.14
5. Rodrigo Ribeiro (E2) 22.28
6. Rodrigo Gomes (BBT) 22.33

Bateria 02
1. Maycon Matos (Erasmo) 22.25
2. Edson Barbosa (Erasmo) 22.45
3. Henrique Aguiar (Anhanduí) 22.52
4. André Aguiar (Anhanduí) 22.60
5. Adriano Oliveira (MT) 22.71
6. Leandro Fontoura (MT) 22.97

A próxima etapa da FKP vai acontecer no dia 01 de fevereiro e promete muitas emoções, já que será a primeira vez que todos os pilotos irão correr com a pista invertida. Abraços e até lá!

17 comentários:

  1. O ultimos serão os primeiros ... hehehe ... equipe nova, ainda se adaptando as condições e infelizmente com um dose de azar ... mas foi o máximo ... e estamos na luta na próxima etapa...

    ResponderExcluir
  2. Só complementando a explicação do Lucas, "vencer uma corrida fazendo a melhor volta e a pole position" e ainda por cima de ponta a ponta, sem perder a posição!

    Para os que chegaram agora na FKP 2009, sempre pedimos aos pilotos que coloquem aqui no comentário do resumo da etapa as suas impressões sobre a corrida... depois mais coloco as minhas!

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião a primeira bateria ficou marcada pela briga mais que particular entre Barbosa e Monteiro. Mostrando que a rivalidade fora das pistas apimenta a disputa.

    Já na segunda bateria, eu só vi o duelo que travei com o Douglas, cheguei a dar uns dois toquinhos mas não tinha kart para tentar ultrapassá-lo. A corrida ficou com ele escapando na reta e eu tentando chegar nas curvas. Mas foi muito bacana, bem emocionante. Parabéns a todos os pilotos que proporcionaram esse espetáculo.

    ResponderExcluir
  4. O Lucas usou usou A B A C A B B duas pra frente e uma pra trás no kart, pra ele correr mais! Não vale, vou abrir sindicância.

    ResponderExcluir
  5. Nem, o que eu uso é:

    Cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B e A. Só que tem que ser na abertura da corrida!

    ResponderExcluir
  6. Minha impressão e que as duas baterias foram emocionantes tendo competitividade e senso esportivo por todos. Foram vários toques inevitáveis e creio que sem intenção, mas alguns pilotos mais afoitos poderiam evitar o toque respeitando a preferência de quem esta na frente.
    Na primeira bateria não pude ver muita coisa, pois sai na segunda posição e tendo um carro a frente do terceiro colocado fechei a porta na largada com mais de meio carro de vantagem, recebi um toque do monteiro, mas não me tirou da trajetória, continuei em segundo lugar vendo o Lukas se distanciar cada vez mais (acho que ele colocou metanol no seu kart). Tive um esforço muito grande para manter a segunda posição, pois o Rodrigo Ribeiro ficou na minha cola por varias voltas e não agüentando a pressão cometi um erro, que foi muito bem aproveitado por Ribeiro de forma limpa tomando a segunda posição e indo em busca do Lucas me deixando para traz. Como não tinha kart para ir em busca da segunda posição optei por manter a posição, porem não foi fácil pois Monteiro chegou e estava disposto a passar, foram vários toques que recebi do Monteiro principalmente nas curvas, em um determinado momento da corrida levei um toque mais forte na curva saída do box que me fez rodar perdendo duas posições, se beneficiando o Henrique que ocasionou o toque assumindo a terceira e o Monteiro assumindo a quarta posição. Tentei reagir mais o cansaço e o numero de voltas não me permitiram.
    Na segunda bateria foi nítido duas brigas entre Andrade e Fontoura por toda a prova não deixando oportunidade para que fosse ultrapassado, sua posição na pista de forma defensiva protegendo o traçado e fechando sempre as curvas. Como o Fontoura não ousou novos traçados as chances que tinha o equipamento não ajudou. A outra foi entre Mycon e Gomes que fizeram ótima disputa levando a melhor o Gomes.

    ResponderExcluir
  7. Acho que ficou mto bem resumida... foi isso mesmo a corrida... o único fato que vcs não devem se vangloriar tanto é do barba, cabelo e bigode.. auhauhua com pista livre fizeram o papel de vcs de irem embora... o Lukaz chegou mais proximo do barba cabelo e bigode, pq ele quase deu volta em todo mundo... mais isso ae... o grid pela ordem dos melhores tempos vai ser mto emocionante, eu ganhei em segundo, mais por sempre enfrentar trafego lutando pela segunda (larguei em quarto) não me deixou correr livre pra buscar tempo, e largarei em quinto numa bateria mto forte que promete.
    Minha corrida foi mta boa, logo nas primeiras voltas tive a oportunidade de passar o Monteiro e não a disperdicei, logo depois, comecei a chegar no Barbosa, e sempre preocupado com o Lukaz, lider da prova se distanciando mais, chegou uma hra que tive de dizer a mim mesmo esquecer o lider e se concentrar no piloto a frente, no caso o Barbosa, quando consegui a ultrapassagem nele, demorei quase uma volta para encontrar o lider(Lukaz), que estava atrás de 2 retardatários que estavam atras de mim, ai notei q era impossivel chegar nele, e comecei tentar a correr para tirar tempo bom, e preparado para algum erro do Lider. Em resumo foi isso, acho que todos melhoraram e demonstraramm que vão seguir as regras, tivemos apenas alguns pilotos novos ainda não acostumados com o kart e pista, mais isso ja era previsivel, a minha disputa com o Barbosa foi mto boa, foi limpa.. a todo momento o Barbosa respeitou meu espaço, houve toques inevitaveis o qual não o prejudicou em nada e que quase não foi percebido pelo piloto. É isso ai, até a próxima corrida!!

    ResponderExcluir
  8. Seguem minhas observações:

    - Primeira Bateria

    Não foi surpresa ver o Lucas na pole, e sim o Edson em segundo! E pra azar da DDR o Deivis em terceiro... risos... sabia que ia dar problema logo no começo. Tanto que deu, se o Deivis tivesse tirado um pouco o pé fazia a curva logo atrás do Edson, e poderia tê-lo passado um pouco depois, como fez muito bem o Edson Rodrigo, após várias voltas forçando um erro do pai dele.

    Quanto ao acidente do Edson com o Henrique, creio que a maioria não viu, pois estávamos recebendo as instruções para a nossa bateria. Com Lucas disparado na frente, a disputa ficou mesmo no pelotão intermediário, com as trocas entre os pilotos, e uma atropelada que o Henrique deu no Edson e no Deivis na terceira curva depois da saída dos boxes...

    Se o Leandro tivesse ido correr de short ou bermuda, talvez tivesse mais sorte, mas o cara foi de cueca pra corrida... dá nisso! Tava tão leve que ficou fazendo drift no curvão lá de baixo toda hora... risos...

    Parabéns ao Lucas pela vitória incontestável, quebrando o recorde dos pilotos da FKP com 21.600 e alguma coisa!

    - Segunda Bateria:

    Como fui o segundo a escolher o kart, optei pelo do Lucas (9), que estava andando muito bem... só deu um frio na barriga na hora que sentei no kart, pois pensei: "Estranho, o Lucas correu com esse kart, quase deu a volta no segundo colocado, fez pole e melhor volta e NADA aconteceu... será que o kart dura uma volta comigo?"

    Na tomada de tempo fiquei atrás do André, tanto que forcei um pouco para ultrapassá-lo logo, pois tinha todo o restante da pista para fazer uma boa tomada. Como não alcançava o Elinho, tinha certeza que largaríamos entre os três. O Rodrigo Gomes completou a largada, seguido pelo Maycon e os dois novos pilotos.

    Na largada, e por várias voltas, tudo tranquilo... quando pegamos alguns retardatários (que deram passagem sem problemas, parabéns!!!) ou que estavam rodados, o Elinho colava, e assim foi até o final da prova... por algumas erradas eu não perco a liderança pra ele, que forçou bastante, jogou muito limpo, e se tivesse um kart um pouco melhor tinha passado tranquilamente.

    Foi uma boa corrida, muito menos emocionante que a da Bateria 1, e confesso que senti saudades da época que corríamos com 9 ou 10 pilotos na pista! Toda hora encontrávamos alguém!

    E como sempre digo: muitas vezes não é preciso ser o mais rápido, e sim, ter uma estratégia que traga um bom resultado (desde a tomada de tempo até o final da corrida).

    Parabéns a todos os pilotos pela primeira etapa! Quanto aos novos, tenho certeza que com mais algumas corridas já estarão no nível do pessoal de 2008, pois já conhecerão a pista, e vão dar muito trabalho também.

    Vamos esperar a próxima etapa, que com a separação das baterias e com a pista invertida (traçado totalmente novo) será muito emocionante!

    ResponderExcluir
  9. Bom, agora eu também quero falar. Já que no resumo eu tento ser imparcial, agora eu posso dar a minha opinião de verdade.

    ---

    Eu consegui um BOM espaço na classificação da minha bateria. Fui o primeiro a sair dos boxes e quando passei por eles de novo, entrei um pouco na frente do Edson, que demorou pra entrar na pista. Com isso, a diferença até o piloto que estava na minha frente ficou bem ampla e eu consegui fazer as voltas com MUITA tranquilidade. E toda hora via Deivis, Rodrigo e mais alguém andando junto, então sabia que as coisas estava dando certo. Na hora de formar o grid, estava bem devagar e resolvi parar na curva 3, bem na frente da cabine, e ver onde eu ia cair. Quando o cara colocou a plaquinha 09 lá, comemorei por que sabia que meu kart tava bom e se não fizesse merda (e não quebrasse) eu ganhava. Na hora que fui pro grid, me surpreendi com o Edson em segundo também e fiquei ainda mais feliz com o Deivis em terceiro.

    Isso por que eu sabia que ali atrás ia ser forte, então eu tinha chance de abrir uma boa vantagem e foi exatamente o que aconteceu. Forcei bastante no começo, pra abrir vantagem e tentar buscar a pole da próxima etapa e quando percebi, já tinha aberto um monte. Continuei acelerando e rapidinho peguei retardatários. Como eu estava tranquilo cuidando o Edson segurando todo mundo, não parti pra cima deles de imediato. Fiquei ali, esperando eles se resolverem. Ai o Deivis passou e abriu um pouco, então fui pra passar pelos dois e continuar minha prova e foi assim todo o resto. Tirava o pé quando colava em alguém e acelerava quando ficava com pista livre. Tranquilidade sempre. Ainda mais quando eu vi o Rodrigo pedindo bandeira azul e percebi que ele era o segundo colocado. Logo ali na minha frente! Parei de correr, preservei o equipamento e trouxe o kart inteiro pros boxes.

    Pro meu tempo de volta, eu culpo 2 coisas. Primeiro o kart, que estava muito bom de aceleração e curva. Ele pulava lá na frente com um toquinho no acelerador e fazendo as curvas direitinho, saia voando. Segundo era minha forma de pilotar, que eu modifiquei em metade da pista e percebi...

    Hmmmm... essa parte eu vou deixar pra vocês ficarem imaginando. =D

    A segunda bateria também foi bacana de ver. A torcida pro Elinho encostar tava grande, por que era a única coisa acontecendo na corrida inteira. Mas o Douglas nem deu chance e se defendeu perfeitamente. A prova podia ter duas horas que se mantesse naquela situação, o Elio não passava.

    Bom, é isso. Agora eu quero ver na próxima, com o traçado ao contrário. E, dessa vez, eu NÃO QUERO QUE CHOVA. Se molhar, vou acabar parando na enxurrada da calógeras. =\

    Ps. Comprei meu capacete hoje de manhã. É cinza, preto, laranja e o MAIS FEIO da FKP. Mas só por enquanto. =D

    ResponderExcluir
  10. Alguém conhece um Escritório de Advocacia para indicar pro Henrique?

    ResponderExcluir
  11. Só por curiosidade, o que aconteceu nas duas baterias é conhecido como "Hat Trick", neste caso, "DOUBLE HAT TRICK"... risos...

    Maiores informações:

    http://www.teclasap.com.br/blog/2007/04/15/massa-faz-barba-cabelo-e-bigode/

    ResponderExcluir
  12. Foram muito boa as duas baterias, desde já quero ressaltar a competência dos pilotos Andrade e Barbosa em defender suas posições na corrida que foram precionados quase o tempo inteiro,foi um show a parte de quem defendia quanto de quem atacava, são essas coisas que fazem da corrida uma verdadira emoção. Lembrando também do Neto apesar de ter um equipamento bom, temos que adimitir fez o trabalho dele muito bem feito sem cometer erros.
    Sobre as punições aos novatos tem que ser aplicada normalmente sem alívio, tudo bem que eles não tenham experiência, mas se não forem punidos vão ficar mal acostumados então é melhor aprederem logo com o rigor das punições.
    "PARABÉNS À TODOS PELO ESPETÁCULO,ATÉ A PROXÍMA ETAPA"

    ResponderExcluir
  13. Lucas e Elinho, as baterias para a próxima corrida estão bem diferentes (neste artigo e no desenho que o Elinho fez no paint do lado esquerdo...).

    Qual está certo?

    ResponderExcluir
  14. Senhores, como a pista sera invertida a primeira curva sendo a direita a primeira posição devera ser a direita.

    ResponderExcluir
  15. Douglas, eu percebi isso também. Na minha simulação, eu contei apenas os 12 pilotos que estiveram na primeira etapa (com a primeira bateria formada pelos três primeiros pilotos de cada bateria anterior). O Elinho colocou também os pilotos que faltaram, então ele pegou os QUATRO primeiros pilotos de cada corrida.

    Não é que uma das duas esteja errada, só estamos cobrindo possibilidades diferentes. :P

    ResponderExcluir